Estudo do Selo Tintureiro

Estudo do Selo Tintureiro
Modelo: 789
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 0,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

                      

 

                                              TINTUREIROS

               No padrão 1891,os "Tintureiros", encontramos a repetição de acidente dos "Opostos", mais conhecidos como "Tête-bêche". Nesses selos, que foram impressos em duas  etapas; sendo primeiro, os centros com efígie em vermelho, e  em seguida, o quadro, em azul; ocorrem os "Opostos", tanto parcialmente, sendo apenas os quadros Opostos ou, os totalmente Opostos, efígie e quadro.

               Na montagem da chapa dos quadros do selo, uma das vinhetas entrou em posição Invertida, que deu origem ao selo de "Quadro Invertido", que é encontrado em quantidade  que não  permite considerá-lo raro. Esse fato não ocorre quando  os selos estão em pares com o selo normal que, então, se tornaram muito raros e quando encontrados em Quadras ou Blocos; são Raríssimos.

              Visando corrigir esse defeito, foi feita a Inversão  também da Efígie, no exemplar de Quadro Virado, tornando assim, o selo normal quando destacado da folha. O filatelista  passou a destacar sempre em pares com outro selo, conservando assim os "Tête-bêches",que se mostra tanto em pares horizontais como em pares verticais.Os selos totalmente opostos, sem serem raridades, são igualmente escassos.

              Os numerosos exemplares que temos visto são todos em papel do tipo "Tramado"(papel E).Eles se encontram em mais de uma posição na folha, pois, há exemplares com e sem Riscos rosto, ou seja, alguns têm um traço branco (falha de impressão) no sentido horizontal, atravessando o rosto as efígie, ao nível da orelha. Supõe-se que esse traço tenha tido origem na operação  de  retirar a efígie da chapa, com uma pinça, para Invertê-la e corrigir o selo de Quadro Invertido; a pinça escapou e riscou o rosto da efígie.Esses pares quando sobre envelopes são muito raros. A raridade predispôs à falsificação dessas variedades, que são de várias procedência, algumas grosseiras e outras apuradíssimas (perfeitas).

                            Estudo disponovel somente para leitura On Line.
                            com objetivo único de divulgar o conhecimento
.

 

 

 

 

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



HAVEN - 1995-2018