História das Bandeiras no Brasil

História das Bandeiras no Brasil
Modelo: 790
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 0,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

                                              

                         HISTÓRIA DAS BANDEIRAS NO BRASIL

                          O que representa uma Bandeira para uma Nação? Simplesmente tudo. A Bandeira é o maior símbolo de um povo, e quando hasteada qualquer parte do mundo, vem  embuída de sentimentos de Nacionalismo Ufanismo.A Bandeira brasileira é considerada por muitos críticos,uma dasmais belas do mundo.Apesar disso,a Bandeira Nacional é relativamente recente,somente em 1822, passamos a ter uma Bandeira Própria,pois, antes desta data,respeitávamos as bandeiras portuguesas.

                    A nossa atual Bandeira foi criada em 1889,após a proclamação da República feito realizado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. A Cruz da Ordem Militar de Cristo considerada o primeiro símbolo oficial do governo português em nossas terras. Denominada por muitos como de Cruz de Malta.

                    A Ordem Militar de Cristo foi a grande patrocinadora das expedições marítimas portuguesas. Além  desta, outra Bandeira tremulava nas embarcações lusitanas.A BANDEIRA REAL.Esta

           Bandeira havia sido criada durante o reinado de Dom ll.Podemos constatar que a Cruz da Ordem de Cristo também se faz presente nesta Bandeira, demonstrando a importância da Ordem para o governo português da época.

                    HISTÓRIA DAS BANDEIRAS LUSO-BRASILEIRAS:

          Antes de falarmos propriamente na História da Bandeiras brasileiras, é necessário definir o conceito de Bandeira.Uma Bandeira, define a Soberania e a Independência de um País,Estado ou Instituição.Ela não é apenas um pedaço de pano retangular;representa o Símbolo de uma Nação,mostrando que ela não é subjugada por nenhum outro País.

                     Dessa forma, só podemos considerar a existência de uma Bandeira    nacional,a partir de 1822, ano de nossa Independência do domínio português portanto, o Brasil possuiu em toda a sua História quatro Bandeiras: As Bandeiras do Reino do Brasil, a  Imperial, a do Governo Provisório Republicano e a Republicana. Essa última, recebeu algumas mudanças com o decorrer do tempo, mas nada que alterou radicalmente sua concepçã inicial.A alteração foi a inclusão de mais algumas estrelas, que representam os Estados brasileiros.

           Porém, não podemos deixar de considerar, numa retrospectiva de Bandeiras do Brasil, as Bandeiras do período Colonial ou Luso-brasileiras, que representaram nossa Pátria de 1500 a 1822.O primeiro Símbolo da história brasileira é a Bandeira da Cruz da Ordem Militar de Cristo. Ela vinha hasteada nas 11 embarcações (lideradas por Pedro Álvares Cabral) que aportaram em terras brasileiras, em 22 de abril de 1500.Apesar de não representar diretamente o governo português,a Ordem Militar de Cristo, foi a financiadora de muitas expedições marítimas portuguesas. Por isso, seu Estandarte era muito importante na frota naval portuguesa.Além disso, na própria Bandeira portuguesa da época, o Escudo Real ficava sobreposto a Cruz.O Escudo real, sempre apareceu nas Bandeiras brasileiras até 1822,e figura até hoje na Bandeira de Portugal.A partir de 1580,Portugal, por falta de sucessores aptos para assumir o 

             Durante essa época, os portugueses passaram a respeitar o novo Estandarte, mas as Colônias portuguesas,como o Brasil, permaneceram com as antigas Bandeiras.Após uma revolta dos portugueses, a Coroa foi restituída a um Monarca Lusitano: Dom João lV,que criou a Bandeira da Restauração.Em 1645, o Brasil foi elevado a categoria de Principado. Com isso, ganhamos nossa Primeira Bandeira particular, a Bandeira do Principado.

Ela trazia um fundo branco com uma esfera armilar. Acima da esfera, um globo azul e sobre esse, a Cruz da Ordem de Cristo.

           Com a vinda da família real para o  Brasil, no ano de 1808 (fugindo da expansão napoleônica), passamos a categoria de Reino Unido. Mas a Bandeira só foi alterada  em 1816, com a elevação a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. A nova Bandeira  trazia  um fundo branco, com o Escudo  Real Português sobreposto a esfera armilar em fundo azul.Acima deles, a coroa portuguesa. Apesar de em 1815, Napoleão ter sido derrotado, os monarcas portugueses permaneceram no Brasil.  

             Porém, em 1820, os portugueses exigiram o retorno de seu governante mor, no caso Dom João Vl.Porém, seu retorno não foi como um rei absolutista, mas, sim, com uma monarquia Constitucional. Desse modo, em 1821, o parlamento português criou a Bandeira do Regime Constitucional, que foi a última Bandeira lusitana que  tremulou em nosso País.

          O processo de independência no Brasil possui um aspecto bastante singular, se compararmos com as lutas de independência de outras  Colônias Latino-americanas. Apesar de algumas revoltas populares, a independência foi proclamada por Dom Pedro l, filho de Dom João Vl, monarca português. Sendo assim, continuamos a ser governados por portugueses. De modo geral, nossa Independência foi apenas uma prorrogação do domínio português em nossas terras. Somente em 1889, com a Proclamação da República, conseguimos nossa libertação definitiva de Portugal.

           Independente desse fato, a Bandeira do Reino do Brasil é a nossa primeira Bandeira, no sentido real da palavra. Criada por um  decreto assinado por Dom Pedro l, em 18 de setembro de 1822, a Bandeira era composta de um paralelogramo verde, e nele inscrito um quadrilátero cor de ouro, e no centro, o Escudo das Armas do Brasil.  No Escudo, encontramos muitos elementos já presentes em outras  Bandeiras Luso-brasileiras, como a Cruz da Ordem de Cristo e a Esfera Militar.

             Três meses após a criação da Bandeira Nacional, ela sofreu algumas modificações, passando a se chamar Bandeira Imperial. Além da alteração do nome, a Bandeira passa a ter acima do Escudo, a Coroa Imperial, em substituição a Coroa Real.

             A nova Bandeira foi alvo de críticas e foram elaborados projetos para reformá-la.  Cândido Mendes elaborou uma proposta para que as cores verde e amarelo fossem substituídas pela cor vermelha, mantendo o Escudo no centro.O Barão do Rio da Prata também elaborou um um projeto, nenhum dos dois foi aprovado.

           Após 67 anos d Monarquia, em 15 de novembro de 1889, o Brasil se  transformava na República dos Estados Unidos do Brasil. No mesmo dia da proclamação da república, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca, foi  hasteada, no Rio de Janeiro, a Bandeira  Provisória da República.EBandeira é muito semelhante a Bandeira americana; um quadrado nocanto superior esquerdo com 21 Estrelas, representando os estados brasileiros e 13 listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo a Bandeira tremulou por apenas quatro dias.

             Como a semelhança com a Bandeira americana era muito evidente, os republicanos resolveram alterar o projeto inicial.A nova concepção da Bandeira foi criada por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel  Lemos e desenho de Décio Villares. O professor Manuel Pereira Reis, organizou a disposição das Estrelas na sua situação astronômica, quanto a distância e ao tamanho, representando os vinte Estados da República e o Município Neutro. Além disso, foi acrescido o Lema do Movimento Positivista,  "Ordem e Progresso".  O losango também foi alterado, pois não toca os lados do retângulo, como na bandeira Imperial.

              A Bandeira não  foi aceita por unanimidade  nacional; políticos do porte de Quintino Bocaiúva não gostaram da nova Bandeira . Surgiram vários projetos elaborados por Silva jardim e pelo Barão do Rio Branco, mas nenhum deles foi aprovado.

              Durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1933, foram apresentados novos projetos para a alteração da Bandeira, mas Também não foram aprovados. Foi permitido apenas que, caso aparecessem novos Estados, poderiam ser  inclusas as Estrelas correspondentes; fato que podemos constatar em nossa Bandeira Atual.

                     Estudo Publicado Somente p/Leitura on line, 

                     com Objetivo Único de Divulgar o Conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



HAVEN - 1995-2018