• História do Escotismo no Brasil



                                    HISTORIA DO ESCOTISMO NO BRASIL

         O Escotismo, movimento educacional para jovens, fundado por Robert Stephenson Baden-          Powell, sem vínculo político-partidário, valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com os propósitos, princípios e métodos escoteiros.
Se propõe a complementar a formação que cada criança ou jovem recebe de sua família e de sua religião.

           No Brasil, o Escotismo foi introduzido em 1910,por intermédio de marinheiros e capitães da Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e interesse em difundir o movimento.
No dia 14 de junho de 1910,foi oficialmente fundado, no Rio de Janeiro, o Centro de Boys Scouts do Brasil. Porém, o Movimento Escoteiro no Brasil, só ganhou amplitude nacional com a fundação da UEB-União dos Escoteiros do Brasil, em 1924,que começou a unificação dos diversos grupos e núcleos escoteiros dispersos pelo país.

         A ABE espalhou o Movimento Escoteiro por todo o país e em 1915,já contava com representações na maioria dos estados brasileiros e neste mesmo ano,uma proposta para reconhecer o Escotismo como de utilidade pública,resultou no Decreto do Poder Legislativo número 3297,sancionado pelo Presidente Wenceslau Braz em 11 de junho de 1917 que no Artigo primeiro estabelecia: "São considerados de utilidade pública,para todos os efeitos,as associações brasileiras de escoteiros com sede no país."

        Em 1920,organizou-se o primeiro Jamboree, tornando-se um acontecimento notável por Ter contado com a presença de oito mil escoteiros,de trinta e quatro países.



Estudo disponivel somente para leitura On Line.
com objetivo único de divulgar o conhecimento
.







                                            


Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

História do Escotismo no Brasil

  • Modelo: 17
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$0,00