História do Rádio

História do Rádio
Modelo: 796
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 0,00
Qtd:     - OU -   Lista de Desejos
Comparar

                                                     

                                             O RÁDIO NO BRASIL:

        A história do Rádio no Brasil, teve início em 1892, quando Landell de Moura,um padre gaúcho, realizou suas primeiras experiências com a radiodifusão no país. Utilizando-se de uma válvula amplificadora com três eletrodos, Landell conseguiu, no  ano de 1894, transmitir e receber a voz humana através do espaço, sem a necessidade de utilização de fios condutores. Alguns anos depois, o governo brasileiro concedeu ao padre, a patente de número 3279 para sua invenção; considerado e aprovado como um aparelho apropriado à transmissão de palavras a distância.

           No mesmo ano, 1900, o padre muda-se para os Estados unidos; ainda sem apoio dos governantes brasileiros. Quatro anos mais tarde, consegue construir e patentear o transmissor de ondas, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio. Ao regressar ao Brasil, acaba desistindo de suas invenções, pois não conquista o apoio do governo. No dia 7 de setembro de 1922 (dia em que se comemorava o Centenário da Independência), acontece a primeira transmissão radiofônica oficial no país. A transmissão acontece no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, com discurso de inauguração feito pelo presidente da época, Epitácio Pessoa, e seguido por transmissões de música lírica, conferências e concertos que podiam ser captados apenas oitenta aparelhos de rádio que encontravam-se espalhados pela cidade. Após a solenidade, as transmissões foram interrompidas.

          Em 1923, o governo do país monta, na praia Vermelha-RJ, uma estação de rádio que, em condições precárias, transmitia programas musicais, literários e informativos. Então, Roquete Pinto e Henrique Morize criam a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, inspiradora de rádios amadoras em várias partes do país; entre elas, nasceram a Rádio Clube Paranaense, a Rádio do Maranhão e a Rádio Clube.

          Em 1931, é inaugurada a Rádio Record, em São Paulo, que traz a dupla humorística: Manezinho e Quintanilha. Quatro anos após, a Rádio Jornal do Brasil é inaugurada e também é instituído o programa oficial do governo Getúlio Vargas, a Voz do Brasil, que é transmitido até hoje. Em seguida vem a Rádio Nacional, com seis estúdios, e um auditório com

500 lugares.

          Foi líder de audiência durante  vinte anos. Porém, as inovações não param; Assis Chateaubriand inaugura a Rádio Tupi ,no ano de 1937.  Em 1947, a  Rádio  Nacional lança o Repórter Esso, o primeiro radio jornal Brasileiro, narrado por Heron Domingues, ( que findou-se no ano de 1968 ). Já no ano 2000,as Rádios Virtuais na Internet,começaram a aparecer e demonstrar mais do que nunca o crescimento tecnológico.                      

                   Estudo Publicado Somente para Leitura On Line, 

                com Objetivo Único de Divulgar o Conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



HAVEN - 1995-2018