ESTUDOS DO SELO "TINTUREIRO "
No padrão 1891, os "Tintureiros", encontramos a repetição de acidente dos "Opostos", mais conhecidos como "Tête-bêche". Nesses selos, que foram impressos em duas etapas; sendo primeiro, os centros com efígie em vermelho, e em seguida, o quadro, em azul; ocorrem os "Opostos", tanto parcialmente, sendo apenas os quadros Opostos ou, os totalmente Opostos, efígie e quadro.
Na montagem da chapa dos quadros do selo, uma das vinhetas entrou em posição Invertida, que deu origem ao selo de "Quadro Invertido", que é encontrado em quantidade que não permite considerá-lo raro. Esse fato não ocorre quando os selos estão em pares com o selo normal que, então, se tornaram muito raros e quando encontrados em Quadras ou Blocos; são Raríssimos.
Visando corrigir esse defeito, foi feita a Inversão também da Efígie, no exemplar de Quadro Virado, tornando assim, o selo normal quando destacado da folha. O filatelista passou a destacar sempre em pares com outro selo, conservando assim os "Tête-bêches", que se mostra tanto em pares horizontais como em pares verticais. Os selos totalmente opostos, sem serem raridades, são igualmente escassos. Os numerosos exemplares que temos visto são todos em papel do tipo "Tramado" (papel E).
Eles se encontram em mais de uma posição na folha, pois, há exemplares com e sem Riscos rosto, ou seja, alguns têm um traço branco (falha de impressão) no sentido horizontal, atravessando o rosto as efígie, ao nível da orelha. Supõe-se que esse traço tenha tido origem na operação de retirar a efígie da chapa, com uma pinça, para Invertê-la e corrigir o selo de Quadro Invertido; a pinça escapou e riscou o rosto da efígie. Esses pares quando sobre envelopes são muito raros.A raridade predispôs à falsificação dessas variedades, que são de várias procedência, algumas grosseiras e outras apuradíssimas (perfeitas).
Estudo disponível somente para leitura On
Line.
com
objetivo único de divulgar o conhecimento.
Estudo do Selo Tintureiro
- Modelo: 9
- Disponibilidade: Em estoque
-
R$0,00